O Processo do Coaching

O Processo do Coaching

Clarificando o que você deseja

O primeiro passo será esclarecer exatamente o que você deseja. Isso é realmente importante. John Whitmore (1992) argumenta que as pessoas, muitas vezes, começam por descrever o que é viável antes de falar sobre o que elas querem, ou esboçar objetivos. Isso é um erro, porque isso o limita a visão. Ao invés de pensar em objetivos inspiradores e criativos que realmente o motivem, é provável que você fique paralisado com metas negativas e limitadas.

A maioria dos coaches, portanto, começarão por calibrar seus valores usando algum tipo de avaliação de coaching . Provavelmente também  avaliarão os objetivos e sonhos a longo prazo. Eles continuarão a verificar isso ao longo do caminho,  enquanto vocês trabalham juntos, além de solicitarem que você continue sonhando muito.

Os objetivos finais que você considerou durante esse processo são a inspiração, explica Whitmore. Muitas vezes, eles não estão sob nosso controle porque existem tantos sistemas sobrepostos e campos de influência que entram em jogo. Por exemplo, eles pode depender de pessoas com quem trabalhamos, ou do tempo, ou da economia. É por isso que, então, precisamos criar e focar na realização dos objetivos. Eles são conduzidos, então, por  etapas ou marcos que levam ao objetivo final, mas são menores e mais viáveis, e se conquistam pequenas vitórias que suportam e motivam em busca do objetivo maior

Mesmo dentro de cada sessão de coaching, há sempre atenção aos objetivos. Em cada seção,  antes de conversar com seu coach, ele irá lhe perguntar em que você gostaria que a sessão se concentrasse. Isso permite que você seja proativo desde o início.


 

Avaliando onde você está

Coaching é sobre ajudar você a ir de onde você está para onde você quer estar. Então, ele vai ajudar objetivamente a saber onde você realmente está e aonde você realmente quer chegar.

Gallwey explicou como um ponto de vista objetivo é fundamental para dominar nosso próprio inimigo interno. Para atingir nossos objetivos, precisamos verificar, de fato, nossa realidade de forma imparcial e separada. Para ajudá-lo, seu coach irá lhe fazer perguntas que exigem respostas específicas e descritivas, em vez de críticas e julgamentos. O'Connor e Lages traçam as características das questões de treinamento na seguinte escala

Durante este estágio você vai olhar não só as circunstâncias externas, mas também seus próprios processos e hábitos internos que podem contribuir para comprometer seu progresso. Por exemplo, você pode ter um mau hábito de perfeccionismo, que o desacelerará e talvez até bloqueie seus esforços para obter o primeiro "o capítulo de seu livro escrito". Você precisará levar isso em consideração ao se confrontar com seus objetivos; por isso é crucial que você seja aberto, objetivo e baseado em fatos, em sua avaliação da realidade.


 

Revisando seus recursos e opções

Em seguida, você e seu coach começarão a analisar todos os recursos, opções e cursos de ação à sua disposição que poderiam ajudá-lo a atingir seus objetivos. Seu coach, provavelmente, seguirá as regras do "brainstorming", aqui, onde é importante deixar de lado julgamentos críticos (como "não posso pagar isso") e apenas gerar tantas ideias quanto possível.

Durante esta etapa, você vai querer identificar seus recursos. De acordo com Grant e Greene, "Os recursos podem ser uma experiência pessoal, mentores, pessoas influentes em sua vida, professor, livros, pinturas, música". Os recursos estão onde nós encontramos nossa força e inspiração. Eles nos centram e nos ajudam a atingir nossos objetivos.

  • Por exemplo, Grant e Green citam Louise, um cliente "coachee" de 41 anos que lista como seus recursos a família, caminhadas, música, trabalho árduo, seu parceiro, sua saúde e um autor favorito.
  • Outro cliente, Veronica, diz que seus recursos são a música, auto-hipnose e relaxamento profundo, amigos, cor, jardinagem, água e Shakespeare
Recursos de coaching de vida

Depois de descobrir seus recursos e listar possíveis cursos de ação, você vai querer dar uma olhada crítica nas suas opções, para avaliar os custos e os benefícios de cada possível curso de ação. Mas isso não acontecerá até que você deixe seus impulsos criativos fluírem e realmente se deixar pensar em qualquer possibilidade.


 

Criando um plano de ação

Em seu próximo passo, o seu coach irá ajudá-lo a projetar um plano que o levará de onde você está, para o lugar em que você quer estar no futuro. Você determinará as etapas que você precisa seguir. Como O'Connor e Lages afirmam, você "converte uma discussão em uma decisão".

Neste plano, você descobrirá:

  1. O que você vai fazer e quando você vai fazer isso.
  2. Que tipos de obstáculos estarão em seu caminho, e qual suporte você precisa.
  3. Como essa ação contribuirá para atingir seu objetivo.

Seu coach também mede e calibra sua motivação e compromisso ao longo dessa jornada.

Após a sessão de coaching, muitas vezes você vai preencher um registro em que você vai colocar, por escrito, o que você e seu coach decidiram, para solidificar seu compromisso e manter o controle. Seu coach também pode criar um item de ação para você, para permitir que você relate seu progresso entre as sessões de coaching.


 

Instalar motivação e compromisso

Durante todo o processo, seu coach trabalhará para manter sua motivação e compromisso elevados.

A motivação sempre se origina dentro - seu coach trabalhará com você para aproveitar sua fonte. Como O'Connor e Lages escrevem,

"Os valores que são importantes para nós, são a nossa motivação mais profunda".

Seu coach irá certificar-se de mantê-lo em contato com seus valores para que você tenha motivos para permanecer "no fluxo" em direção a seus objetivos. Seu coach também ajudará a descobrir e dissipar qualquer coisa que bloqueie seu caminho, como medos ou crenças limitantes


 

Calibração e manutenção

Além de mantê-lo motivado, seu treinador irá garantir que você fique no caminho certo. É mais fácil se comprometer com um plano de ação do que seguir. Ao usar uma série de ferramentas de treinamento, seu treinador pode mantê-lo no caminho certo.

Por exemplo, você pode ser solicitado a fazer um diário sobre sua experiência, a fim de trazer padrões internos de longa data que você possa ter que não estejam trabalhando com você. Ao escrever sobre eles, você aumenta a autoconsciência e a capacidade de recalibrar. Você provavelmente também informará sobre o seu progresso em relação a quaisquer objetivos ou itens de ação que você tenha comprometido. Seu treinador também manterá a calibração, dando-lhe auto avaliações para medir coisas como seus valores ou lacunas em sua vida que precisam de endereçamento.

Diário do coaching de vida


Celebrando sucessos ao longo do caminho

Ao longo da sua jornada de coaching, seu coach certamente marcará suas vitórias ao longo do caminho. As pessoas geralmente se concentram naquilo que querem mudar, ou no que não está funcionando em suas vidas pessoais ou empresariais. Mas é igualmente importante tomar nota do que você está fazendo certo. Isso dá confiança e o mantém motivado.

Celebrando vitórias